Montreal prepara série de eventos culturais e festivais para o verão

Anúncio

Para os moradores de Montreal, que há meses sentem falta de eventos culturais ao vivo, há algum alívio à vista.

Com a alta taxa de vacinação e a contagem de casos COVID-19 baixa, a cidade de Montreal se prepara para um relançamento cultural neste verão canadense com foco em eventos, projetos e festivais – grandes e pequenos.

Além dos principais festivais tradicionais da cidade programados para ocorrer durante o verão, 29 projetos culturais exclusivos serão realizados em toda a área da grande Montreal.

“A cultura é uma alavanca tremenda para o desenvolvimento social e econômico que fará toda a diferença para o renascimento de Montreal”, disse a prefeita Valérie Plante.

Anúncio

“Esta programação complementar aos festivais e grandes eventos em Montreal nos permite apoiar três setores florescentes da cultura: eventos, as indústrias criativas e culturais e a indústria circense, ao mesmo tempo que gera benefícios concretos para artistas e equipes técnicas”, completou.

De 21 de junho e durante todo o verão, cada um dos 29 projetos terá uma duração mínima de três dias, mas pode durar até vários meses.

Os moradores de Montreal podem esperar entretenimento através da música, cinema, literatura, dança, artes digitais, artes multidisciplinares, artes visuais, patrimônio e arquitetura, teatro e comédia.

Os projetos incluirão um jardim coletivo de artistas indígenas, exibindo plantas e culturas nativas; apresentações de dança contemporânea; uma rota de locais históricos simbólicos para a comunidade LGBTQIA+ em Montreal e uma miríade de exposições musicais e de arte.

Trinta espaços serão transformados em criativas exibições pop-up de membros da organização Art Souterrain, e uma instalação de 10 cubos de vidro na rua St-Catherine também exibirá obras de arte contemporânea.

Para relançar o Porto Velho, que enfrentou dificuldades devido à falta de turistas durante a pandemia, um programa de circo dirigido pela organização TOHU terá atos, acrobacias e performances espalhadas por várias semanas durante a segunda parte do verão.

A cidade também continuará seu compromisso com os principais festivais, investindo US $ 1,925 milhão, além de suporte técnico, em cinco organizações-chave no cenário dos festivais de Montreal: Pride Montreal, Just for Laughs Montreal, International Jazz Festival e Festival Mode & Design and Terres en vue.

Enquanto isso, a partir de 25 de junho, shows ao ar livre sem assentos marcados serão permitidos para um máximo de 2.500 pessoas.

Medidas básicas de saúde, como distanciamento físico, são incentivadas em todos os festivais e eventos.

A listagem dos eventos, em francês, pode ser vista clicando aqui.